quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FÓRUM NACIONAL DA RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA

O FÓRUM NACIONAL DA RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA, foi criado na II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial ( II CONAPIR ), em cerimônia no Palácio do Planalto, sob coordenação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ( SEPPIR ), pela necessidade de se discutir políticas públicas para as Religiões de Matrizes Africanas. O Fórum Nacional foi aprovado pelo Ministro Edson Santos, da Igualdade Racial.

O fórum é um espaço não governamental, sem coligação político partidária, onde nenhuma entidade governamental ou da sociedade civil o tomará como próprio, sendo aberto a todos e todas para discussão, deliberação, reflexão, articulação, mobilização e aproximação de pessoas, voltado para assuntos de interesse da religiosidade de matriz africana. Será organizado por representantes de comunidades religiosas afro descendentes. Terão como pilares fundamentais orespeito, a ética e o segredo, na construção de um mundo mais solidário, democrático e justo.

São objetivos constantes deste fórum o permanente e constante combate à intolerância religiosa, bem como toda e qualquer forma de preconceito ediscriminação contra as comunidades terreiro; a construção e implementação de políticas públicas, religiosas, sociais, ambientais e culturais, voltadas para as comunidades de religiosidade de matriz africana; o mapeamento dessas comunidades no Estado; a instituição de um Conselho Sacerdotal, com anciões das religiões de matrizes africanas, para funcionar e deliberar como um conselho de ética e ouvidoria; e a desconstrução do olhar negativo da sociedade sobre as religiões de matriz africana, aumentando o conhecimento acerca da diversidade e a sensibilização para o respeito às diferenças e à legislação, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário